20090720

Fitoterapicos disponiveis na Rede Pública - Plantas Medicinais

Para valorizar a tradição da fitoterapia, o Ministério da Saúde elaborou uma lista de 71 espécies que vão gerar medicamentos a serem usados na rede pública de saúde do Brasil.

“Priorizamos a inclusão de plantas que atendam às doenças mais comuns dos brasileiros”, explica o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do ministério, José Miguel do Nascimento.A partir da lista - oficialmente chamada de Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (Sistema Único de Saúde) -, cientistas farão estudos para criar os fitoterápicos que serão disponibilizados nos hospitais. A relação deverá ser revisada e atualizada periodicamente. Atualmente são oferecidos pelo SUS apenas remédios derivados de espinheira-santa (para gastrite e úlcera) e de guaco (gripe).
Segurança e eficácia

Os novos medicamentos a serem utilizados pelo SUS serão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se considerados seguros e eficazes para os pacientes. De algumas das plantas da relação já se conhecem as propriedades. Outras estão em análise.

Segundo o especialista em plnatas medicinais da Universidade Federal do Rio de Janeiro Décio Alves, os medicamentos fitoterápicos provocam menos efeitos colaterais do que os alopáticos.
“Os remédios à base de plantas são feitos de substâncias naturais, facilmente reconhecidas pelo corpo, e com ação mais suave. Além disso, em muitos casos seu custo é menor que os alopáticos, inclusive alguns genéricos”, diz.

No Rio de Janeiro, dois hospitais do município já produzem fitoterápicos: o Hospital Municipal Raphael de Paula e Sousa, em Curicica, e a Policlínica Newton Alves Cardoso, na Ilha do Governador. O Programa Municipal de Plantas Medicinais também tem cursos para grupos de usuários.

A representante de vendas Luciana Alves, 36 anos, aderiu à fitoterapia há seis meses e já percebe melhoras na saúde. “Optei pelo uso de plantas medicinais porque esses medicamentos naturais agridem menos meu organismo. Estou usando raiz de ouro, indicada para melhorar o meu desempenho mental”, conta.

Fonte: Terra

www.chamedicinal.com.br

Tratamento profissional em ervas medicinais e plantas medicinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários - www.chamedicinal.com.br