20090720

Sauna e seus benefícios - Plantas Medicinais

Na sauna, o calor estimula a circulação do sangue e a transpiração, ajudando o corpo a liberar substâncias de que não precisa e melhorando consideravelmente a circulação geral.

Nos tempos medievais, os curandeiros usavam a sauna para curar muitos tipos de doença e os padres a empregavam para afastar os maus espíritos. Alguns hospitais psiquiátricos usam sauna nos seus programas de reabilitação para pacificar pacientes.

A transpiração durante uma sauna de no mínimo 15 minutos faz o corpo se livrar de metais pesados que os rins levariam 24 horas de trabalho constante para expelir. Daquilo que o suor traz à superfície da pele 99% são água e 1% são substâncias tóxicas. O sal em excesso também é transportado pelo suor, por isso estimular a transpiração é muito benéfico nos casos de hipertensão leve.

Como benefícios gerais, a sauna melhora a circulação sanguínea, fortifica o sistema cardiovascular, relaxa os músculos, aumenta a flexibilidade e alivia dores. Outro grande benefício da sauna é o alívio, sem nenhum efeito tóxico, de dores nas articulações e da rigidez dos músculos. Na sauna também queimamos centenas de calorias sem ter que passar horas nos exercitando.

Além disso, a sauna limpa profundamente a pele e estimula o sistema imunológico.
Numa sauna quente, o corpo age como se tivéssemos febre e todos os órgãos internos e externos trabalham para se livrar dela, acelerando o seu ritmo e libertando toxinas, como metais pesados, ácido úrico e ácido láctico.

Em resumo, a sauna:

-Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez.
-Alivia dores reumáticas e das costas.
-Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite).
-Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo.
-Hidrata a pele e desobstrui os poros.
-Limpa e desobstrui as vias respiratórias.
-Melhora a circulação sanguínea.
-Proporciona agradável sensação de bem-estar.
-Relaxa a musculatura e facilita o sono.

Após o banho de sauna, recomenda-se uma boa ducha fria por aproximadamente 30 segundos, tempo suficiente para ativar a circulação sanguínea resfriando apenas a superfície da pele e sem resfriar o interior do corpo, o que poderia torná-lo vulnerável a resfriados e gripes.

Desde que se esteja com a saúde perfeita, a sauna não causa problema algum; pelo contrário, é extremamente benéfica.

Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e pessoas idosas podem desfrutar dessa terapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem antes um médico para verificarem a existência de eventuais restrições.

Lembro que existem no mercado saunas portáteis, que são práticas e podem ser usadas em casa, para nosso maior conforto.

Fonte: BBC

http://www.chamedicinal.com.br/

Tratamento profissional em ervas medicinais e plantas medicinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários - www.chamedicinal.com.br